Mudança

Comerciantes se adaptam às novas realidades

Camelôs estão atuando no estacionamento do Pop Center; conforme determinação só são permitidas tele-entregas e sistema pegue e leve

Carlos Queiroz -

Três dias após o anúncio das últimas restrições e flexibilizações dos serviços e atividades comerciais de Pelotas, os trabalhadores estão se adaptando às novas regras. No Pop Center, por exemplo, o decreto municipal que começou a vigorar na última terça-feira (21) liberou o funcionamento da venda dos produtos somente nos sistemas de tele-entrega, drive thru e pegue e leve; os permissionários estão ocupando o estacionamento do prédio. No Shopping Pelotas, o comercialização ocorre dentro das lojas, com a possibilidade de delivery point.

Camelô há 25 anos, Celeste Silva, 45, teve nesse ano o primeiro contato com as vendas pela internet, utilizando as redes sociais. Ela trabalha com produtos de época, como chinelos de lã para o inverno, e o Facebook e o Whatsapp e tornaram as novas vitrines para expor as mercadorias. “É bem mais difícil de vender, as pessoas não estão olhando os a mercadoria pessoalmente, por foto é diferente e elas têm mais dúvidas, mais perguntas”, contou. Como estratégia para engajar com os clientes, ela tem salvo o contato de cada um e frequentemente anuncia os produtos também pelo WhatsApp.

A mente aberta para se adaptar ao novo sistema é essencial, uma vez que o medo com relação a um novo fechamento total dos serviços é uma constante. “Nós estamos tentando nos adaptar com tudo isso. Se a gente não trabalhar, não tem dinheiro. É uma alternativa que temos”, ressalta.

Ela também frisou a preferência de uma parte dos permissionários com relação ao trabalho diretamente no estacionamento do Pop Center. “A população não aceitou muito entrar no Pop Center pra comprar. Talvez pela ventilação, pelo tamanho do prédio. A grande maioria do pessoal das bancas prefere estar na rua também”.

Quanto ao trânsito no entorno do Pop Center, as mudanças por conta do decreto municipal não tiveram grande impacto. A Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito informou que não precisou fazer alterações nas ruas que contornam o prédio, que são a Professor Doutor Araújo, Marechal Floriano e Lobo da Costa.

Comércio também está com restrições

O novo decreto estabeleceu um teto de 25% de trabalhadores em parte dos serviços. Essa é a regra válida para o comércio, além de que cada funcionário só pode atender um cliente por vez. Apesar das restrições dentro das lojas, o movimento no centro da cidade ainda é intenso. No Calçadão da Andrade Neves, por exemplo, a paisagem se assemelha a visão de alguns meses atrás, quando a pandemia da Covid-19 ainda não havia começado.

Shopping está com atendimento presencial e praça de alimentação aberta

As atividades do Shopping Pelotas foram retomadas na terça-feira, de forma presencial e com a praça de alimentação aberta. Como forma de prevenção à Covid-19, foi instalado no shopping um Delivery Point. Dentro desse sistema de vendas, o cliente faz a compra on-line na loja e retira no estacionamento do shopping sem precisar sair do carro. Além disso, outra iniciativa é a comercialização on-line dos produtos pelo site do Shopping. 

Ao todo, o shopping possui mais de 25 estabelecimentos, entre lojas comerciais, quiosques, farmácia e livraria, além dos 14 restaurantes na praça de alimentação. Os estabelecimentos estão funcionando de segunda a sábado, das 12h às 20h, exceto o setor alimentício, que está aberto de segunda a sábado, das 11h às 20h. Domingos e feriados o shopping permanece fechado.

Segmentos que também retomaram e estão em atividades

Comércio em geral
Galerias comerciais
Mercado Central
Comércio ambulante de gêneros de alimentícios
Pets shops
Salões de beleza, barbearias, podologia e clínicas de estética
Clubes sociais
Cultos e missas

Atividade esportiva
Os centros esportivos, quadras e ginásios podem funcionar apenas para prática de esportes individuais ou um contra um.
O Jóquei Clube pode retomar os páreos, sem público.

Bares, restaurantes,
venda de bebida
Bares e restaurantes a la carte, prato feito e buffet devem operar com até 50% dos trabalhadores, como prevê a bandeira vermelha, com 30% de ocupação de consumidores e distância de dois metros entre as mesas.
Estabelecimentos que vendem bebidas alcoólicas devem observar regras estabelecidas em decreto anterior: a lotação não pode exceder 30% da capacidade de ocupação e a higienização de superfícies deve ser feita com álcool em gel a 70%.

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